sexta-feira, 27 de abril de 2012

A PRÁTICA DA CONFISSÃO: A HIGIENE DA ALMA


A PRÁTICA DA CONFISSÃO: A HIGIENE DA ALMA

Uma das mais urgentes necessidades da igreja contemporânea é redimir palavras bíblicas e expressões teológicas. Confissão é uma delas. Embora seja uma palavra essencial no exercício da vida cristã, um meio de graça por meio do qual mantemos a higiene da alma, muitos cristãos ignoram seu significado ou negligenciam sua prática.


Aprecio a definição de confissão, elaborada pelo pastor Elben M. Lens Cesar, que diz: “A pratica da confissão é a arte de nos apresentarmos constantemente diante de Deus para nos declararmos culpados de pecados pessoais e específicos, depois de suficientemente alertados e repreendidos pela boa consciência, pela Palavra de Deus e pelo Espírito, com o propósito de obter perdão e purificação, mediante a obra vicária de Jesus Cristo”.


O texto bíblico que mais encoraja a prática da confissão é este: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9) Essa passagem deve ser bem compreendida, memorizada e apropriada. Algumas pessoas tem dificuldade de confessar. Não sabem exatamente o que confessar diante de Deus. Porque a confissão deve ser consciente e precisa, segue aqui algumas orientações:


Confesse o pecado cometido. Deus exige que você confesse “aquilo em que pecou” (Lv 5.5). Cite o pecado pelo nome certo. Talvez seja a inveja, a maledicência, a dificuldade de perdoar, a ira, a avareza, a falta de amor, a apropriação indébita, a lascívia, a soberba, o egoísmo, o mau trato dispensado ao cônjuge e muitas outras coisas. Declare sua falha, desobediência e culpa.


Confesse seus pecados ocultos. Há pecados tão corriqueiros, costumeiros e generalizados que não são de imediato e fácil discernimento. Mesmo assim devem ser confessados, a exemplo de Davi: “Quem sou eu para saber os pecados que se escondem em meu interior? Por favor, Senhor, perdoa estes meus pecados ocultos!” (Salmo 19.12). Junto com essa confissão você deve fazer esta súplica: “Sondá-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139.23-24).


O evangelho é a boa notícia de que o sangue de Jesus Cristo é suficiente para cancelar os pecados e purificar o coração dos pecados arrependidos.
                                                                          Judiclay S. Santos


Nenhum comentário: