domingo, 2 de janeiro de 2011

A ORAÇÃO DE UM HOMEM PIEDOSO

Por Judiclay S. Santos


Agostinho é um dos maiores e mais influentes teólogos do cristianismo. Gosto de ler seus livros porque eles alcançam não apenas a mente, mas também o coração do leitor. Ontem, na verdade hoje, (já passava das 3h da manhã), relendo Confissões, obra monumental e clássico da literatura universal, fui tocado mais uma vez por sua piedade e devoção. Longe daquela espiritualidade espúria e superficial, tão comum entre os rasos e falsos, Agostinho ergue-se, involuntariamente, como um exemplo do que significa orar verdadeiramente.

O doutor da graça, como ficou conhecido, é sincero e também verdadeiro. Abre o coração e se dirige ao Eterno sem o abominável e resistente senso de justiça própria presente em nosso enganoso coração. Sem o uso de máscaras, ele se desnuda diante de Deus e suplica por graça e misericórdia, palavras doces para os que reconhecem o azedume pecaminoso da alma humana.

Compartilho com você, caro leitor, uma de suas orações a fim de que sirva para o seu crescimento espiritual. Um homem piedoso não é aquele que se julga perfeito, mas é aquele que ao contemplar a majestade do Rei dos reis, a soberania do Senhor dos senhores e a santidade do Santíssimo, reconhece que é miserável, pobre, culpado e indesculpável. Somos todos, completamente carentes do Deus de toda graça e Pai de muitas misericórdias, que jamais desampara os que suplicam a sua bênção.


"Minha alma é morada muito estreita para te receber: será alargada por ti, Senhor. Está em ruínas: restaura-a! Tem coisas que ofendem aos teus olhos: eu o sei e confesso. Mas quem pode purificá-la? A que, senão a ti, eu clamarei: Purifica-me, Senhor, dos pecados ocultos, e perdoa a teu servo as culpas alheias? Creio, e por isso falo, Senhor: tu o sabes. Não te confessarei “contra as minhas faltas, meu Deus, e não perdoaste a maldade do meu coração? Não discuto contigo, que és a verdade, e não quero enganar a mim mesmo, para que a minha iniqüidade não minta a si mesma. Não discuto contigo porque, “se te lembrares de nossos pecados, Senhor, quem suportará teu olhar? " Agostinho


As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lamentações 3.22-23

Nenhum comentário: