segunda-feira, 26 de julho de 2010

A SABEDORIA DE DEUS BRILHA NA OBRA DA REDENÇÃO

Por Thomas Watson

Esta é a obra-prima da sabedoria divina: a elaboração de uma conjunção bem-sucedida entre o pecado do homem e a justiça de Deus. Podemos gritar como o apóstolo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria quanto do conhecimento de Deus!” (Rm 11.33).

Tal intervenção da sabedoria divina impressionou homens e anjos. Se Deus tivesse nos dado condições de encontrar a salvação quando estávamos perdidos, não teríamos inteligência suficiente para idealizar, nem coração para desejar o que a sabedoria infinita de Deus proporcionou a nós.

A misericórdia tem uma estratégia para salvar os pecadores e não permitir que a justiça de Deus seja ofendida. “Seria uma pena”, diz a misericórdia, “que tão nobre criatura como o homem fosse criado para ser desfeito, no entanto, a justiça de Deus não pode ser ofendida”. Em quê, então, se encontraria uma saída? Os anjos não poderiam satisfazer a ofensa feita à justiça de Deus, nem é apropriado que uma natureza pecasse e a outra sofresse em seu lugar. O que fazer então? O homem estará perdido para sempre?

Bem, enquanto a misericórdia estava debatendo consigo mesma o que fazer para o resgate do homem caído, a sabedoria de Deus entrou em cena e a decisão foi profetizada: torne-se Deus em homem: a segunda pessoa da Trindade seja encarnada e sofredora. E, assim, para preencher os requisitos era apropriado que fosse homem e para garantir a salvação era apropriado que fosse Deus. Então, a justiça ficaria satisfeita e o pecador salvo. Oh! Profundidade das riquezas da sabedoria de Deus, que dessa maneira fez que a justiça e a misericórdia se beijassem! Grande é este mistério, Deus “foi manifestado na carne”(1 Tm 3.16). Que sabedoria, o fato de que Cristo foi feito pecado, mas não conheceu pecado algum, de modo que Deus pudesse condenar o pecado e salvar o pecador. Quão grande foi a sabedoria que encontrou uma saída de salvação.

Thomas Watson (1620-1686), pastor inglês, não conformista.

Fonte: A FÉ CRISTÃ, Estudos baseados no Breve Catecismo de Westminster. pp. 93-94
Publicado pela Editora Cultura Cristã

Nenhum comentário: