quinta-feira, 1 de julho de 2010

AFEIÇÃO PELA PESSOA AMADA.


Precisamos cultivar o romantismo no casamento. Há uma tendência natural que torna o que era freqüente no namoro raro casamento, a conquista do outro. É muito fácil deixar o casamento cair na rotina e perder a afetividade do relacionamento conjugal. Afeição é uma das palavras mais lindas e importantes no casamento. Precisamos nos afeiçoar ao nosso cônjuge todos os dias. 

Segue abaixo fragmentos de “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint Exupéry, publicado em 1943. Trata-se de um livro famoso no mundo inteiro, cujo texto é interessante e provoca reflexão sobre algumas questões da vida, sobretudo, sobre o que podemos chamar de "a arte de enamorar-se".

A ARTE DE ENAMOR-SE!!!
 
“...- Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla. Ele pensa: "Minha flor está lá, nalgum lugar..." Mas se o carneiro come a flor, é para ele, bruscamente, como se todas as estrelas se apagassem! E isto não tem importância! ...

Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
...

-É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho...
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas...”
Os ritos fazem parte do coração...
Enamorar-se é criar ritos, ter uma flor única, ouvir musica nos passos, observar estrelas...criar laços!!!


Exupéry em "O Pequeno Príncipe"

Nenhum comentário: