sexta-feira, 3 de julho de 2009

POR QUE CRISTO MORREU?

A morte de Jesus Cristo continua sendo, para muitos, um mistério ainda não compreendido. São poucos os que podem afirmar com clareza e convicção o significado e as implicações da morte de Cristo. Inclusive entre os cristãos, lamentavelmente, há pouco entendimento. Obras notáveis aparecem na história da igreja, tais como: “Por que Deus se fez homem?”, de Anselmo; “O Mediador”, de Brunner e “A cruz de Cristo”, de Stott, com o propósito de expor o mistério do Calvário. A Cruz é o centro da fé evangélica, ou como dizia Lloyd Jones, “é o coração do evangelho”. POR QUE CRISTO MORREU? Esta uma das mais solenes perguntas e a resposta a mais gloriosa de todas as verdades. Existem três expressões teológicas que nos ajudam a compreender o significado da cruz de Cristo.

1) A morte de Cristo é SUBSTUTIVA porque Cristo morreu por nós. A preposição “por” significa, em favor de ou em lugar de. Em outras palavras, Cristo assumiu o nosso lugar, Ele nos substituiu. Como diz a Palavra: “Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós (em favor de), sendo nós ainda pecadores” ( Rm 5.8). John Owen explicou essa substituição da seguinte maneira: “nós mesmos não fizemos nada daquilo que nos é imputado (salvação), nem Cristo fez nada daquilo que lhe é imputado (condenação)”. Como cantamos: “Ele morreu a nossa morte para vivermos sua vida”. Eis o gracioso amor de Deus!


2) A morte de Cristo é PENAL porque Cristo sofreu a nossa morte. Note bem! As Escrituras ensinam que o “salário do pecado é a morte” (Rm 6.23), uma evidência contundente do justo juízo de Deus. Todavia, Jesus Cristo, o Deus Homem era inculpável. Em sua natureza, caráter e conduta não havia absolutamente nada que tivesse uma pequena partícula de pecado. Logo, concluímos que Cristo sofreu a nossa morte. Nós pecamos e por isso somos merecedores da condenação, no entanto Ele assumiu a nossa pena.


3) A morte de Cristo é VICÁRIA porque Cristo morreu por nossos pecados. Um “vigário” é o que se coloca no lugar de alguém ou que representa alguém. Portanto, a morte de Cristo é vicária porque ele se colocou em nosso lugar e nos representou, recebeu a pena que merecemos. Paulo disse: “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” (1Co 15.3), e Pedro de igual modo afirmou: “Cristo morreu por nossos pecados de uma vez por todas” (1Pe 3.18).


Amigo, a morte de Cristo é a maior prova do amor de Deus por você. Se arrependa de seus pecados e creia na suficiência de Cristo para salvá-lo. Jamais se esqueça: Ele morreu, mas ressuscitou! Um dia todos nós iremos vê-lo face a face. Será uma hora de ruína para os que rejeitaram o seu grande amor. Por outro lado, será um dia de glória para aqueles que, entendo o significado de sua morte na cruz, o reconheceram Senhor e Salvador.

Nenhum comentário: