sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O CONHECIMENTO DE DEUS

Para que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Efésios 1.17
Penso que você, tal como eu, tem muitas necessidades. Isso é comum ao ser humano. Mas você sabe qual é a sua maior necessidade? Paulo entende que a maior necessidade dos homens é conhecer a Deus, razão pela qual ele ora pedindo que os cristãos efésios (e nós também) cheguem ao pleno conhecimento de Deus. Note bem, eles tinham outras necessidades, como por exemplo: comer, beber, trabalhar, cuidar dos filhos... etc. Embora essas coisas fossem importantes, Paulo pediu que eles tivessem conhecimento do Pai da glória, pois essa é a nossa maior necessidade. Você entende isso? Reconhece que conhecer a Deus é a sua maior necessidade?

Pare e pense. Quando falamos em conhecer a Deus, o que vem a sua mente? Que tipo de conhecimento Paulo está falando? Penso que não se trata, necessariamente, de conhecimento intelectual ou teórico. É importante conhecer as doutrinas (conjunto de ensinamentos) sobre Deus. O ideal é que todo cristão conheça bem as doutrinas cristãs, pois crer é também pensar! Todavia, há algo que vai para além de conhecer verdades teológicas. Penso também que Paulo não está falando sobre conhecer as bênçãos de Deus, tendo em vista que uma pessoa pode ser abençoada e continuar não conhecendo o abençoador, nosso Deus e Pai. A palavra grega epignosis (pleno conhecimento) nos ajuda então a entender o que Paulo está falando. Trata-se de um conhecimento experimental, íntimo e pessoal. Paulo ora para que eles cresçam na comunhão e na intimidade de Deus.

Conhecer as doutrinas sobre Deus e as bênçãos de Deus pouco adianta se não houver conhecimento do Deus das doutrinas e das bênçãos. Você tem tido esse conhecimento experimental, íntimo e pessoal com Deus?

“Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão, sobre a terra, pois dessas coisas que me agrado, declara o Senhor” Jeremias 9.23-24 (NVI)

Nenhum comentário: