quarta-feira, 6 de agosto de 2008

DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR

A igreja em Éfeso era conhecida pelas muitas obras realizadas. Naquela ocasião era a Igreja mais forte e de maior influência na região, sendo a maior e mais antiga. Eles foram elogiados por Jesus não apenas pelos serviços prestados, mas pela perseverança. Eram constantes na missão, mesmo sob intensa e cruel perseguição. Éfeso era uma igreja exemplar em muitos aspectos, inclusive na sua firmeza doutrinária. Eles tinham uma doutrina correta e não permitia desvios ou corrupção. Em suma, Jesus se dirige a uma igreja zelosa de boas obras, teologicamente sadia, ativa e perseverante, mas nem tudo naquela Igreja era agradável aos olhos do Rei dos reis e Senhor dos senhores.
O Senhor Jesus Cristo faz uma séria e verdadeira queixa contra
a sua Igreja:“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. Ap 2.5. Notem irmãos que a queixa não é de natureza doutrinária ou moral; o julgamento não é por falta de obras ou experiências espirituais, mas a queixa é afetiva, tem haver com o coração da igreja. Tratava-se de uma Igreja incapaz de expressar afetos de intimidade e amor para com Deus.
“O primeiro amor”, disse Campbel Morgan, “é o abandono de tudo por um amor que também abandonou tudo”. Assim sendo, a reconquista deste amor é alvo da autêntica espiritualidade cristã. Fico pensando quantos cristãos podem dizer com sincera devoção: “Ó Deus tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; o meu corpo te almeja, como terra seca, árida, sem água. Porque a tua graça é melhor que a vida; os meus lábios te louvam”. Sl 63.1,3. As palavras do salmista revelam um coração batizado no amor de Deus e encantado com Sua Majestade; um coração maravilhado com a graça e fascinado com a beleza de Deus.
Como vai a sua vida, meu irmão? Você vive nesse estado de graça chamado primeiro amor? Ou será que se trata apenas uma lembrança de um passado distante? Talvez essa expressão não diga absolutamente nada a você. Mas se você é cristão, saiba que o Senhor Jesus quer lhe trazer de volta ao primeiro amor.

Nenhum comentário: